Categorias
Post

3 Dicas para encontrar sua realização profissional

Eu sei que encontrar uma carreira que nos realize completamente não é algo fácil, mas é possível e eu vou te ajudar. Esse artigo foi escrito para você que deseja focar na profissão certa, gastar menos tempo com erros e ir direto ao ponto. Não importa se você já tem uma carreira e quer mudar ou não tentou nada até agora, nas próximas linhas você saberá como fazer uma escolha mais acertada.
Vamos comigo?

Por que você deve pensar bem ao escolher uma carreira?
Porque você não precisa perder dinheiro, sofrer e gastar anos da sua vida investindo numa área que não gosta apenas para ganhar dinheiro! Quando você escolhe um caminho a seguir, a estrada deve ser tão gostosa quanto a chegada, do contrário não será fácil manter a trajetória.
Você vai precisar amar muito a sua profissão quando acontecer algo fora do previsto. Além disso, todas as carreiras têm seu ônus e bônus, então por que não escolher algo que mesmo com dificuldades terá do que se orgulhar?
Você precisa encontrar propósito por trás do que pensa em fazer. Entenda que é ele que nos faz continuar quando tudo parece desmoronar, então decida encontrar uma carreira que te dê muito mais do que apenas dinheiro, te dê a chance de viver por um propósito.

O meu exemplo de vida para você entender melhor
Quando eu comecei a escolher uma profissão, acabei desprezando uma grande habilidade minha que sempre foi reconhecida. O meu talento manual.
Com o passar do tempo, pela pressão de cumprir um protocolo acabei escolhendo a universidade e comecei a cursar Economia, mas sempre me senti um peixe fora d’água.
Num certo momento da minha caminhada uma luz acendeu, eu me despertei e vi que deveria sair do curso de Economia, pois aquilo não era para mim. Minha paixão pela área da beleza e meus talentos manuais reacenderam dentro de mim.

Apesar de difícil, foi a melhor decisão que tomei. Depois disso precisei passar por alguns anos de desenvolvimento, cursos e muita dedicação, mas todo investimento que fiz valeu a pena porque eu não perdi mais dinheiro nem tempo.
Continue lendo e conheça os aprendizados que tirei dessa experiência e o que eu tenho certeza que se você fizer vai ser realizado profissionalmente também.

Encontre suas melhores habilidades
Essa é com certeza a dica mais difícil, porém a mais decisiva para você se encontrar. Não tem jeito, você precisa separar um tempo para pensar sobre suas capacidades.
Algumas perguntas podem te ajudar nessa descoberta. Pergunte a si mesmo algumas questões, como, por exemplo:
1- Quem são minhas maiores referências e pessoas que admiro? O que elas fazem?
2- O que eu faço hoje que muitas pessoas gostam e me solicitam que faça de novo?
3- O que eu mesmo gosto de fazer?
4- No que as pessoas dizem que sou bom?
5- O que tenho prazer em fazer mesmo sem receber nada em troca?
A resposta dessas perguntas com certeza abrirá sua mente para descobrir suas potencialidades e a interseção entre o que você ama fazer e o que você é bom.
Então agora é com você, comece escrevendo essas perguntas e responda sem pressa, pense bem e peça opiniões dos seus amigos que te conhecem bem.

Experimente opções
Talvez ao término do exercício acima, ainda reste opções que te deixarão confuso sobre qual escolher. Neste caso, a prática vai te esclarecer muita coisa.
Uma forma de você fazer isso pode ser através do voluntariado, exatamente porque você consegue testar na prática o que na teoria você acha que sabe ou gosta.
Outra opção é arriscar uma atividade apenas para investir em autoconhecimento, como por exemplo, ir pra cozinha fazer uma receita, tentar fazer uma redação, um desenho, maquiar uma amiga e muitas outras coisas que podem ser úteis.
Depois disso, se você ainda tem dúvidas vale apostar em cursos livres (online ou presencial), pois são rápidos, de baixo custo e às vezes até gratuitos. Tenho certeza que você pode se surpreender com o que é capaz de fazer.
Acredite em si mesmo
Essa parte é tão importante quanto as anteriores. Sim, você precisa trabalhar sua autoconfiança. Já vi pessoas cheias de talento e tudo pra dar certo desistirem no meio do caminho porque não acreditavam em si mesmas.
Durante a trajetória, você vai encontrar pessoas que não acreditam em você, nessa hora se você não tiver muita certeza de quem é e do que deseja pra si mesmo, será difícil continuar caminhando.
Invista em você, estude autoconhecimento para descobrir seus pontos fortes e fracos para que consiga conhecer seus limites, no que pode investir e no que ainda deve trabalhar um pouco mais.
Não fique preso às opiniões de pessoas, elas estão como você, a maioria tentando se encontrar ainda, podem até ter boas intenções mas nem sempre vão ajudar.
Você precisa se garantir em você, no que investe para crescer e na atitude de confiar na sua capacidade. Não perca tempo desvalorizando seus talentos.

Só depende de você
Se você leu até aqui é porque realmente deseja mudança. Desejo que você se encontre, reconheça seus talentos e consiga ter muito sucesso na sua carreira. Eu sei como é difícil estar perdida sem saber para onde ir, consegui superar isso e hoje posso te ajudar. Agora, só depende de você subir o nível e começar investir em você! Desejo todo sucesso para você e pode contar comigo para o que precisar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *